Projeto Operacionalizando-Matemática é Vida.


Apresentação

Ações que fortalecem o processo educativo vem sendo implementadas, gradativamente, em todas as Unidades Escolares da rede pública estadual, com o propósito de garantir a permanência, com sucesso, dos estudantes na escola. Atualmente, há um verdadeiro consenso entre educadores, políticos e sociedade em geral para que a educação seja de qualidade para todos visto que, é a ponte para que uma nação alcance a verdadeira soberania.
Acredita-se que o processo ensino e aprendizagem só se efetivará, com qualidade, quando planejado e executado de forma contextualizada, integrada e participativa. Nesse processo é fundamental o envolvimento dos profissionais da educação, dos diferentes protagonistas da comunidade escolar e da família, com vistas de assegurar aos estudantes melhores oportunidades de desenvolvimento no plano afetivo, social, cultural e educacional (currículo em debate – livro 5).
O Colégio Estadual Presidente Costa e Silva iniciou em 2007 o projeto ”soletrando, divertindo com as palavras”. Agora em 2010 inicia-se o projeto “Operacionalizando, matemática é vida” aplicado a todos os níveis escolares , ensino fundamental e médio, com o grau de dificuldade gradativo da 1ª etapa até a final.
O projeto visa compartimentalização, classificando os vencedores por sala. È relevante para o sucesso desse projeto a parceria incondicional de todos os professores, da comunidade e dos alunos.
Espera-se que esse projeto possa ser constituído no âmbito escolar como instrumento pedagógico direcionador de apoio á melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem dando espaço para a criatividade e participação da criança, do adolescente, do jovem e de toda equipe escolar como um todo.

Justificativa

O ensino de matemática no Brasil passa por momento que exige algumas discussões e reflexões. Nessa perspectiva, o Colégio conta com a participação da equipe de matemática e de profissionais de demais áreas do conhecimento, da coordenação pedagógica e grupo gestor.
O currículo de matemática do ensino fundamental e médio vinha até então, sendo construído a partir da seleção e organização de conteúdos considerados pré-requisitos para o desenvolvimento lógico dedutivo dos estudantes. O grupo gestor, por meio de discussões e reflexões sobre o ensino de matemática, chegou a conclusão de que é necessário a construção de um referencial que priorize habilidades de compreensão de significados a partir do contexto social e cultural do estudante a serem trabalhados gradativamente no decorrer do projeto, buscando combater a mecanização.
O projeto visa compreender a matemática de forma lúdica e levar o aluno a ver essa disciplina como necessária para compreender e viver melhor neste imenso universo. A matemática se desenvolveu a partir da necessidade de lidar com uma variedade de atividades humanas. Saber matemática implica saber fazer diversas operações, compreender a natureza dessas operações, saber aplicá-las corretamente de forma apropriada, para poder analisá-las e por fim, usufruir dessa compreensão.
Com o operacionalizando espera-se que além de divertir com os números e raciocinar com eles, o aluno precisará desenvolver a capacidade de equacionar, ou seja, armar o problema em sua cabeça, através de estruturas mentais que são reforçadas pelas práticas de identificar, analisar e resolver problemas.

Objetivos

Que os estudantes possam:

  1. Compreender que a matemática também é prática, prazerosa e necessária, pois enquanto atividade humana esta ciência é uma forma particular de organizar os objetos e eventos no mundo, estabelecendo relações entre os objertos de nosso conhecimento.

  2. Desenvolver o raciocínio lógico-matemático para solução de problemas nas formas mentais e escritos.

  3. Buscar maior interação entre os alunos do Colégio, nos três turnos, por meio de uma atividade dinâmica e científica.

  4. Envolver toda a comunidade escolar numa atividade dinâmica, com os números, buscando interação e participação na busca de compreensão e aplicação desta ciência na vida cotidiana.
Desenvolvimento

Cada professor de matemática fará as inscrições dos alunos em sala no período de 01 a 10/09. A seleção será feita por etapas. A 1ª ficará na responsabilidade do professor de matemática de cada sala. A seleção dos alunos será também a critério de cada professor. A partir da 2ª etapa, o grupo de professores executores dará andamento às etapas seguintes. Um dos requisitos básicos observados é que as questões sejam contextualizadas.
1ª etapa: acontecerá em sala de aula com o professor de matemática no período de 13 a 17/09. Serão trabalhados os conteúdos das quatro operações: soma, subtração, multiplicação e divisão. A eliminatória acontecerá entre os alunos, até ficarem selecionados 3 alunos por sala. A partir desta etapa continuarão no jogo aproximadamente 99 alunos entre os três turnos.
2ª etapa: começará com um sorteio por grupos de alunos entre os que foram selecionados na 1ª etapa. Destes, serão organizados 3 grupos de 13 alunos no turno matutino e também no vespertino e 2 grupos de 11 alunos no noturno, totalizando 8 grupos na 2ª fase. Desta, saem classificados 24 alunos para a 3ª fase. Além dos conteúdos das 4 operações, será acrescentado também porcentagens.
3ª etapa: Serão organizados também por grupo de alunos sorteados entre os 24, 3 grupos de 8 alunos (entre matutino, vespertino e noturno), onde sairão 6 alunos, ou seja, 2 alunos por grupo, para a final, (4ª etapa do operacionalizando). Nesta eliminatória serão trabalhados os conteúdos das quatro operações, porcentagem, potenciação e radiciação.
4ª etapa: acontecerá no dia 03/12. Serão trabalhados os conteúdos relacionados anteriormente, mais área, perímetro e geometria plana. Desta última etapa sairá os vencedores (1º, 2º e 3º lugares) do operacionalizando.

Regulamento

  1. O tempo máximo para responder as questões da 2ª a 4ª etapa é de 3 minutos.

  2. A partir da segunda etapa, os problemas estarão numa urna, da qual o aluno irá retirar um e resolvê-lo mentalmente ou por rescrito.

  3. Se o aluno acertar, continuará no jogo até ser eliminado ou ser um dos classificados.

  4. Se o aluno errar a pergunta, ficará desclassificado do operacionalizando.

  5. Qualquer situação irregular que surgir durante o operacionalizando, a comissão organizadora terá plenos poderes para solucioná-la.

  6. A premiação dos 1º, 2º e 3º lugares será feita logo após a 4ª etapa com a conclusão do operacionalizando.

Comissão Organizadora e Executora do Projeto

Professores:
Anicésio Mendes Pereira
Assis Nonato Pereira
Douglas da Costa Resende
Edson Alves de Toledo
Floresny Pereira da Silva
Jaqueline Cândida Isaac Melo
Ludimila Fernanda de Paula
Maria Fonseca Santiago
Rut Vinhal Fernandes

Colaboradores:
Grupo Gestor
Funcionários administrativos
Professores
Alunos.